Nos próximos dias postaremos uma matéria retirada da revista: Vegetarianos, edição de Maio de 2012, com perguntas e respostas sobre a alimentação vegetariana! Veja a primeira, hoje:
Muito mais do que um tipo de alimentação, o vegetarianismo é uma filosofia de vida. Embutido na escolha do que vai ou não para o prato, está o respeito à vida dos animais , à saúde do planeta e à do corpo. Nessa importante escolha, questões como a prática diária da alimentação, a nutrição equilibrada, a manutenção de saúde e a maneira como reagir em diversas situações do cotidiano enchem de dúvidas até mesmos os vegetarianos de longa data. Por isso, a revista dos Vegetarianos elaborou esse guia para você tirar suas dúvidas mais freqüentes a respeito da alimentação sem carne. Confira!
Vegetarianismo na prática
1 Como devo começar uma alimentação vegetariana?
A primeira coisa, obviamente, é parar de comer carne e embutidos, como salsicha, salame, mortadela. Ou ir diminuindo o consumo aos poucos. O mesmo vale para quem quer se tornar vegetariano: diminuir o consumo ou excluir do seu cardápio carne, ovos, mel e laticínios. “Tem pessoas que se tornam vegetarianas de um dia para o outro, outras que fazem uma transição mais lenta. Não existe o melhor caminho”, diz a nutricionista Thaisa Navolar. Para garantir uma transição alimentar saudável, procure um nutricionista ou um nutrólogo que entenda as necessidades de um vegetariano. Esse profissional ará ajudá-lo a fazer as adaptações necessárias, além de recomendar possíveis suplementações. Nesse período, lembre-se de que leva um tempo para o corpo se adaptar à nova alimentação: “Para ser definitivamente incorporada, a mudança de hábito precisa ser mantida por pelo menos três meses”, observa o médico nutrólogo Dr. Eric Slwitch.
Fonte: Revista Vegetarianos – Maio 2012
Deixe uma Resposta